abril 13, 2017

, , ,

Do fundo do baú: Ayumi e Mao, a amizade entre a cantora e a ex-atleta


Já faz um tempo que vínhamos pensando em relembrar acontecimentos antigos na carreira da Ayumi, numa série chamada "Do Fundo Do Baú" (nome provisório, tudo pode mudar...). Primeiro, porque sempre aparecem novos fãs querendo saber mais sobre o passado dela; e segundo, porque seria mais uma desculpa para falarmos sobre Ayumi (o que convenhamos, é legal demais! Hahaha!).
A questão é que sempre ficávamos adiando, deixando pra depois, falta de tempo, não sei o quê... Até agora!
Nos últimos três dias, Mao Asada vem chamando as atenções da mídia japonesa. Motivo? O inesperado anúncio do fim de sua carreira como patinadora artística. Em 21 anos de atuação, ela fez mais que conquistar medalhas e títulos mundiais: tornou-se uma das queridinhas do país, cujo carinho e admiração lhe renderam várias homenagens e até o posto de "atleta mais querida do Japão" por cinco vezes.
Como se não bastasse, a bonita ainda é fã da Ayumi, e o anúncio da aposentadoria nos fez lembrar uma história envolvendo as duas, ocorrida em 2010.

A doçura e a simpatia de Mao-chan conquistaram os japoneses

"-Conheci Ayumi Hamasaki!"
Nascida em 1990, Mao começou fazendo aulas de balé, mas seguindo os passos da irmã mais velha e os incentivos da mãe, migrou para a patinação artística. O talento inegável logo lhe trouxe as primeiras medalhas e, claro, a fama, sem contar que a atleta conquistou o público por ser meiga, sorridente e, segundo alguns, passar a imagem de uma "irmã mais nova". Nessa época, a menina já era fã de Ayumi, mas a relação entre as duas estava prestes a se estreitar...
Em agosto de 2005, Mao, aos 15 anos, foi ao a-nation em Nagoya – sua cidade natal – e teve a chance de cumprimentar Ayumi no camarim. Sua alegria era tanta que saiu dizendo pelos corredores: "eu conheci Ayumi Hamasaki!". A partir daí, Mao esteve presente em vários shows.
Em janeiro de 2008, quando a cantora anunciou a perda da audição no ouvido esquerdo, sua fã ilustre teria dito: "espero que ela se mantenha firme e continue cantando". Além disso, meses depois, Mao esteve na plateia da Asia Tour 2008. No show do dia 9 de abril (dia seguinte ao 10º aniversário de carreira), ela participou do coro dos 12 mil presentes que cantaram "Who..." e levaram Ayumi às lágrimas.

A atleta é considerada uma das maiores patinadoras artísticas da história

You were.../BALLAD
Entre os dias 12 e 28 de fevereiro de 2010, seriam realizados os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, Canadá, e foi divulgado que Mao faria parte da delegação japonesa.
Sabendo disso, antes que a menina partisse, Ayumi pediu que lhe entregassem uma cópia do recém-lançado "You were.../BALLAD". O single veio autografado com as palavras "Mao-chan, boa sorte em Vancouver" e a atleta o considerou seu amuleto da sorte.

   
Amigas e rivais de longa data: Mao e Kim Yuna

Chega o dia 25 de fevereiro, dia de sua apresentação. Entre as competidoras estava a sul-coreana Kim Yuna, igualmente famosa e favorita à medalha de ouro. Vale lembrar que a rivalidade entre as duas já era antiga e vinha desde o início de suas carreiras. Kim se apresentou primeiro e Mao começou a ficar tensa. A atleta já tinha dito em entrevistas que ouvia as músicas de Ayumi durante os treinos, pois lhe traziam encorajamento e força. Assim, para tentar se acalmar naquela hora, pôs os fones de ouvido e se concentrou.

Mao com os fones de ouvido, minutos antes de se apresentar

Um mês depois, no programa Oshare-ism, o apresentador Shin'ya Ueda perguntou: "o que estava ouvindo?". Mao respondeu: "Ayumi Hamasaki"

Enfim chegou a sua vez. Durante toda a competição, Mao foi a primeira e única mulher a realizar por três vezes o "triplo Axel" (salto acompanhado de três giros e meio sobre o próprio eixo), mas apesar da perfeição do movimento, acabou cometendo pequenos erros na performance que lhe custaram pontos e lhe deram o segundo lugar. A sul-coreana conquistou o ouro e tornou-se a primeira atleta de seu país a conseguir uma medalha nesta modalidade em Olimpíadas de Inverno, enquanto a canadense Joannie Rochette (que comoveu o público ao se apresentar dois dias após a morte da mãe) recebeu a medalha de bronze.


Ao deixar o pódio, Mao chorava muito e disse "estou decepcionada, não consegui fazer tudo que podia".
Ayumi acompanhou tudo pela TV, e ao fim da competição teria afirmado: "estou muito ansiosa para que ela retorne com um grande sorriso no rosto. Quero parabenizá-la pela dedicação e pela coragem de não desistir!!"

Mao foi escolhida como porta-bandeira do Japão na cerimônia de encerramento

O anúncio
Nos anos seguintes, suas colocações passaram a ficar muito abaixo do esperado (em um campeonato, por exemplo, chegou a ficar em 12º lugar) e muito se especulou sobre a condição física de Mao que, aliás, deixou de executar o famoso triplo Axel.
Assim como a rival Kim, Mao afirmou que se aposentaria em 2014, após os Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia. "Comecei a pensar nisso no começo do ano. Não só pela condição física, mas levando outras coisas em consideração. Quero fazer minha última e melhor apresentação em Sochi". Terminando em 6º lugar nesses jogos, Mao pareceu ter adiado o fim da carreira, mas queixando-se de abatimento, afastou-se por um ano. Ainda retornou em 2015, já sem o mesmo ânimo, e pareceu se abalar ainda mais ao sofrer uma queda durante um campeonato no ano passado. Apesar disso, afirmou que competiria nas Olimpíadas de Inverno em 2018, mas na última segunda-feira, para a surpresa de todos, postou em seu blog o anúncio que os fãs não desejavam ler.
"Sei que é algo repentino, mas decidi encerrar minha carreira (...). [Desde Sochi] não conseguia mais alcançar os resultados que desejava, e isso me deixava chateada. (...) O desejo de continuar se perdeu. (…) Quero encontrar novos sonhos e objetivos no futuro, e evoluir sem me esquecer de sorrir", escreveu.

Participação especial em um episódio do anime Doraemon

Mao ainda não tem planos concretos para o futuro, e apesar da surpresa e de lamentarem a decisão, fãs de todo o Japão fizeram comentários de apoio: "nunca vou me esquecer de quando ela ganhou a medalha de prata em Vancouver. É triste saber que não veremos mais nossa estrela no rinque" e "ela sempre deu duro desde cedo, carregando as esperanças do povo japonês. Espero que ela agora possa aproveitar a vida como uma garota comum".
Mai, a irmã mais velha, postou um comentário no Twitter ainda na segunda-feira, dizendo "eu mesma ainda não acredito que o dia de sua aposentadoria chegou. Uma atleta de sucesso e com longa carreira tem muitas alegrias, mas também muitos conflitos internos. Respeito sua decisão e afirmo que só tive a aprender com sua trajetória".


Fontes:
http://mao-asada.jp/mao/ (blog oficial)
  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.