janeiro 07, 2012

Análise de Ourselves [Uma genial revindicação]

Sempre recebo pedidos para fazer análises de clips, hoje podem beber da minha fonte para entender mais um enigma Hamasakiriano.

Então todos se lembram do episodio A Best na vida da Ayu em 2001? Vocês achavam ela superou isso? Então fiquem espertos a essa resposta.

Ayu começo como cantora pela Avex em 1998. Em 2001 para entrar na corrida com a cantora Utada a empresa decidiu simplesmente forçar um lançamento prematuro de seu primeiro A Best (tanto que na capa a cantora está com uma lágrima no rosto, está foi apenas a primeira reivindicação sobre a sua insatisfação quanto a esse lançamento).

Todavia essa questão do A Best estava apenas no começo, então surgiu no ano de 2003 uma resposta (esse seria o tapa de misericórdia na cara da gravadora para finalmente limpar a sua consciência), justificando assim um clip que conhecemos como Ourselves.

Análise Ourselves







Primeira coisa a notar nesse clip é que Ayu tirou todo aquele revestimento de “sou uma diva do jpop” isso é dito através do figurino comum que faz utilização, mesmo você poderia pega-lo em seu armário. Uma escolha assim indicaria que aquela Ayumi era apenas uma pessoa comum como eu ou você.

Seguindo Ayu entra em seu carro (esse é o elemento chave do clip) nesse local ayu fica presa a princípio quando tenta fugir após ver a foto do A Best completamente retalhada sobre o painel do automóvel, entretanto aquele carro é a única coisa que ira protege-la mais tarde contra os ataques das pessoas de fora (esse elemento entendi como se fosse o próprio coração dela. As pessoas são aprisionadas por ele por medo, embora também sejam protegidas).






Então os homens de máscaras estavam atacando ferozmente o carro sem muito resultado, só que na verdade aquelas máscaras eram o rosto dela (podem notar pausando o clip e olhando para elas, todos são o rosto da Ayumi). Okay! O que isso quer dizer? A música diz algo como “A uma face minha que apenas você conhece” e segue com o trecho “Há muitas faces minhas que você não pode conhece” As faces que as pessoas usam dela (muitas indústrias de bebidas, sapatos, comidas, carros, maquiagens, etc.) distorciam e distorcem até hoje sua própria imagem (elas são as muitas faces).





Podemos dizer sem medo que os homens da indústria destroem tanto a sua imagem “real” quanto a criada pela gravadora por isso eles atacam todas as formas que Ayumi vai adquirindo no clip, outro elemento referente a destruição e a cena do vídeo-game (os homens arruínam a imagem dela, mas ele ganha por isso, então no mínimo ele só pode se divertir com aquilo que estão fazendo “vídeo-game” é indicação de algo divertido).








Depois pulamos para parte onde Ayumi estava presa começamos a entender outra coisa que ela queria criticar, sua própria gravadora. Tem uma cena a onde Ayu estava em um lugar que lembrava um estúdio, a parede era decorada com vários recortes de olhos e bocas, nessa mesma cena ela é analisada por pesquisadores, mas aquilo na verdade era a figura que gravadora olhava  e reprovava (a parte verdadeira dela) isso é tão visível que os homens balançavam a cabeça em sinal de reprovação, depois tinham em mãos a foto do A Best remendado, inclusive um dos homens a lambe (aquilo era um sinal de pura adoração pela figura ideia que havia sido criada) por isso o A Best era remendado, porque foi a gravadora que montou como queria (não foi a Ayumi)  isso é outro fator que justifica a Ayumi negra, ela seria essa tentativa da gravadora de criar um ser ideal.






Outro ponto intrigante desse PV são as paredes com fotos dos lançamentos anteriores, expressando como ela estava sendo moldada através dos anos.
Depois você tem essa indicação novamente na cena onde haviam 6 homens intercalados em escadas (indicando a trajetória dela de lançamentos, o A Best não foi levando em conta nesse momento) e como se não fosse o suficiente o golpe fatal é feito quando aparece a figura do A Best limpa rodeada por uma escada e vários livros (para Ayu seu A Best tinha de ser muito bem pensado, era algo que necessitava de um vasto conhecimento, por esse motivo tinha uma pilha de livros no chão) e a escada significava que o seu A Best tinha que levar ela a um outro nível de sua carreira (o que para ela não ocorreu).




Outra revindicação a industria  é no momento em que aparece uma criança cercada pelos homens mascarados, aquilo quer dizer quase que literalmente o quanto ela era inocente perto da indústria e por esse motivo foi enganada (como uma criança).





Então no desfecho do clip a mensagem passada era de que embora você seja protegido por você mesmo, sempre tem alguém que vai penetrar na barreira (do seu coração) e vai conseguir afetar o seu lado que mais importa (isso vai gerar mudança em sua personalidade), ou seja, não era uma ilusão, os homens conseguiram quebrar a proteção e afeta-la por esse motivo estavam no banco de trás quando ela se virou.


OBS:Como meu irmão me ajudou muito a escrever sobre o clip deixo meu sincero agradecimento para ele.


(Agradecimento: Sérgio Machado)
  

11 comentários:

  1. esse clip é mt doido e varias partes eu ainda n tinha intendido direito obrigado mesmo fico muito bom o texto até que é meio grande mais fico tão bem escrito que fico ate legal de ler

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!!!!
    Muito boa a interpretaçao!! Adoro ler essas coisas!
    Iria amar outras interpretaçoes de outros clipes aqui no blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. E BRILLANTE? Ja vi gente dizendo que tambem é sobre a relação dela com a avex.

    ResponderExcluir
  4. Guido já fiz a análise de brillante: http://hamasakiayumibr.blogspot.com/2011/09/analise-de-brillante.html

    ResponderExcluir
  5. Olá esses analises que vcs sempre fez isso é mesmo comprovado ou só ideias de voces?

    ResponderExcluir
  6. É como entendemos os PV's.
    Desde a primeira analise eu disse que isso não e comprovado (não foi ela que disse nem o diretor) é uma coisa feita por fãs.

    ResponderExcluir
  7. "Analise de Ourselves" Acho que a resposta está aqui XD
    A gente analisa e pega os pontos do video que assemelham a fase da carreira da ayu, e sempre bate. O interessante é que quando conversamos um com outro, todos temos a mesma opniao.
    O jeito é conhecer a Ayu para saber o que ela diz nos videos.
    Nao existe "comprovaçao" de nada na carreira ou vida da ayu que nao seja o que sai no jornal, ela nao seria boba de fazer um PV e dizer ao vento: " fiz um video criticando a Avex, assistam".

    ResponderExcluir
  8. gente desculpa minha pergunta mais a ayu ainda ta na avex ?

    ResponderExcluir
  9. Muito bem analizado! Ayu e seus clipes cheios de enigmas. E como sempre colocando a cara e a coragem para confrontar com sua própria gravadora. Parabéns para a Ayu e sua equipe, e vocês que nos deram essa análise.

    ResponderExcluir
  10. Essa na minha opinião, foi a melhor analise q vc já fez, nunca tinha visto esse PV por esse ponto de visto, agora ficou tão nitido como a diferença entre umaimagem de dvd pra blu-ray!
    Parabéns por essa análise Yanne, continue assim! (*^_~*)V

    ResponderExcluir

Olá pessoal. Deixem seus comentários que eles serão divulgados no Blog após verificados! Consciência ao postar é uma educação que todos devemos ter.
Infelizmente a moderação teve que ser ativada por mal uso deste canal.
Aguardamos seu comentário.

Grato. Adm.