outubro 05, 2010

outubro 04, 2010

outubro 03, 2010

, ,

Lançamento: 27 de setembro de 2000


01. starting over
02. Duty
03. vogue
04. End of the World
05. SCAR
06. Far away
07. SURREAL
08. AUDIENCE
09. SEASONS
10. teddy bear
11. Key ~eternal tie ver.~
12. girlish

2000, o auge da cantora. Mas com seu sucesso, Hamasaki começara enfrentar desafios que jamais havia pensando um dia. Em agosto do mesmo ano, a grande escala de sua primeira turnê nacional tinha terminado. Apesar da pressão mental e do problema no ouvido interno esquerdo que havia passado durante a realização do show, a cantora aparentou-se satisfeita com o resultado.

Contudo, logo vieram outros problemas a serem resolvidos. Sua imagem "Ayumi Hamasaki" se expandia cada vez mais, ganhou titulo de influencia social,  editando a moda sem se dá conta disso. Numa entrevista, Ayu revelou o quanto ficara chocada com seu sucesso e preocupada com divulgação de suas canções de forma errada em programas de TV que tratavam de assuntos como "crimes juvenis". Além disso recebia cartas de fãs dizendo que eram salvos pelas suas musicas.

Tais problemas resultaram no mais profundo e dramático -até aquele momento- álbum feito por Ayu, Duty. Talvez, por perceber todos esses problemas ao mesmo tempo, depois da turnê, Ayu ficara deprimida ao extremo e tais letras desesperadas como "End of the World" fora escrito. Esta canção pode ser traduzida com "um estado de tristeza" que Ayu se encontrava diante dos problemas. Parece ser uma conversa entre a  a "Ayu", um ser pessoal fora do alcance do publico e a "Ayumi Hamasaki" que conhecemos como cantora. A segunda conta sua situação enquanto a primeira escuta e a entende. No final a cantora conclui que só a "Ayu", só ela mesma a entende.

Mas ela se recuperou, passo a passo tentou resolver os problemas um por um, e desse processo surgiram "Duty" "SURREAL" e "AUDIENCE".

O título do álbum "Duty", resumia o que Ayu e os demais sentiam naquele momento, a cantora tornou-se  importante e sentiu-se no dever de ser um bom exemplo com seu papel social. Mas a faixa titulo expressara algo a mais.
Na letra ela tenta esclarecer que todos procuram insanamente por algo importante, mas isso poderia já está presente de cada um, precisando apenas percebê-lo, assim como procuravam por ela, por achar que poderia e que tivesse o dever de ajudar a sociedade com suas músicas. Não relata o "dever" propriamente dito por Ayu, parece mais uma confusão mental e a incerteza do futuro que a mesma tinha, chegando ao ponto de ser pessimista.

Este álbum traz som muito mais maduro do que os anteriores, tendo musicas ramificadas entre o dance-pop e rockish e letras melancólicas que transcreviam os sofrimentos psicológicos que nossa Diva tinha diante de seu sucesso inesperado do momento.

A capa do álbum retrata Hamasaki como um gato selvagem tentando sair de sua jaula. Especula-se que representa mais uma vez o que ela era para a industria musical e para a audiência.  Um lugar voltado pra cantora, cheio de atenção e mimos dos fãs - o lugar que não pode ficar sem-, temos a imagem do gato, sendo a representação de Ayu diante da indústria, um mulher forte e popular, mas que não era o seu verdadeiro eu, e apesar de ser esta mulher poderosa, estava presa por causa de seu sucesso, simbolizado pela jaula, significando também que a mesma não tem vida pessoal, todos seguiam seus passos, o publico dependia dela e vice-versa.

Duty é o terceiro álbum de estúdio por Ayumi Hamasaki e é considerado o mais vendido até hoje, com mais de 3 milhões de cópias vendidas. O álbum foi certificado 3x Milhões por RIAJ , estreou na primeira posição e manteve essa posição por quatro semanas. É o 22 º álbum mais vendido no Japão de todos os tempos.

CURIOSIDADES A +:
1. O single SURREAL foi lançado no mesmo dia do album DUTY.
2. O album contem 3 singles em que um completa o outro, chamados de "A TRILOGIA", são eles Vogue~Far Away~SEASONS.
 



, ,

Lançamento: 01 de fevereiro de 1999


01. Prologue
02. A Song for XX
03. Hana
04. FRIEND
05. FRIEND II
06. poker face
07. Wishing
08. YOU
09. As if..
10. POWDER SNOW
11. Trust
12. Depend on you
13. SIGNAL
14. from your letter
15. For My Dear...
16. Present

A Song For XX  foi o álbum de estreia de Ayu pela gravadora de grande nome no Japão, Avex Trax. Para a surpresa de muitos críticos, o álbum estreou na primeira posição da Oricon com mais de 548.210 cópias vendidas e liderou as paradas por cinco semanas, um feito notável para um álbum de estreia. Depois de permanecer nas paradas por mais de 63 semanas, finalmente passou da marca de um milhão de cópias vendidas.

As letras das musicas falam principalmente sobre insegurança, tristeza e amor.

Com esse álbum, Ayu ganhou na época, dois prêmios no Japan Gold Disc Awards na categoria "Melhor Artista Novata" e "Álbum Pop do Ano". Essa recente popularidade levou-a a ser convidada para se apresentar no prestigiado NHK Kouhaku Utagassen, um tradicional programa televisivo japonês, realizado sempre no último dia do ano, com apresentações de artistas que tiveram ótimas vendas de CDs no ano.

A Song For XX é considerado um dos álbuns mais vendidos de toda a historia do Japão.


CURIOSIDADE A +: O "XX" não é pronunciado. 
, ,

NOTHING FROM NOTHING
Lançamento: 01/12/1995 


01. NOTHING FROM NOTHING (Single Version)

02. LIMIT
03. PAPER DOLL
04. Gut it-pez
05. NOTHING FROM NOTHING (Album Version)




No formato mini-álbum, NOTHING FROM NOTHING é o primeiro trabalho profissional lançado por Ayu como cantora. Contém musicas nos estilos rap/ hip-pop e participações do rapper DOHZI-T e do produtor DJ Bass. O álbum foi gravado na época em que Ayumi participava do programa Idol On Stage como parte de atividades de um ídolo teen. Durante este tempo, ela também atuou em filmes, doramas , foi modelo e co-anfitriã de uma série de programas de TV.

Como muitos ídolos da década de 1990, a nossa Diva teve a oportunidade de gravar suas próprias músicas. Apesar de ter sido promovido em revistas e programas de TV em que a mesma aparecia, o mini álbum não vendeu muito bem, chegando alcançar a posição #200 na Oricon. Com tal resultado, a cantora foi demitida pela sua agência de talentos e gravadora Nippon Columbia.

Devido ao sucesso que Hamasaki é agora, Nothing From Nothing é considerado item de colecionador.