outubro 17, 2022

, ,

[Em atualização]
Lançamento: 10 de novembro de 1999
CD 1
01. Introduction
02. Fly high
03. Trauma
04. And Then
05. immature
06. Boys & Girls
07. TO BE
08. End roll
09. P.S II
10. WHATEVER
11. too late
12. appears
13. monochrome
14. Interlude
15. LOVE ~refrain~
16. Who...
17. kanariya [hidden track]

CD 2 EXTRA
01. ayu's EURO MEGA-MIX "Y&Co. Mix"
02. ayu's HOUSE MEGA-MIX "N.S House Mix"
03. A Sobg for XX "MILLENNIUM Mix" from 1st Album
04. POWDER SNOW "Acoustic Orchestra Version" from ayu-mi-x
05. FRIEND II "MAKE MY MAD MIX" from ayu-mi-x


"LOVEppears" é o segundo álbum de estúdio da Ayu lançado no mesmo ano que o álbum de estreia, A Song for xxUltrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas só na primeira semana e permaneceu nas paradas da Oricon por 64 semanas. Este álbum também é considerado um dos mais vendidos de todos os tempos no Japão. Antes do lançamento, entre fevereiro e agosto de 1999 foram lançados cinco singles que compõem o álbum; dois dos quais venderam mais de um milhão de cópias. 
Recebeu críticas positivas da maioria dos críticos musicais, sendo rotulado como "ousado" para a época e elogiado pela "alta qualidade" do trabalho dos produtores e compositores HΛL e D.A.I (que mais tarde contribuíram por anos seguidos em canções futuras).

Com letras que, em sua maioria, aparentemente se mostram descontraídas ao primeiro contato, as canções têm como temas principais sentimentos humanos relacionados ao amor, ansiedade, nostalgia e solidão, bem como traumas da vida. A essência do EU é outro ponto forte nas letras. O segundo álbum segue quase os mesmos temas apresentados no primeiro.  
Enquanto em A Song For XX, Ayu expressava esses temas cantando de forma mais melancólica em estilos musicais mais voltados para o pop rock e balada (este último um tipo de música caracterizada pela lentidão rítmica), em LOVEppears ela canta de forma alegre (gritando e às vezes berrando, como ela mesma descreveu em entrevista à revista Beatfreak) apoiando-se em sons furiosos encontrados no estilo musical eletro dance dos anos 1999, que estava no auge, além do pop/rock . 

Em geral, podemos destacar as canções Trauma, Boys & Girls, Fly high, TO BE, End roll, too late e  Who...

Há uma grande polêmica em torno da capa. Especula-se que seja a representação de Ayu em relação à indústria musical. Com sua popularidade em ascensão, a cantora virou uma boneca, um produto de grande valor que estava gerando lucros imediatos para a gravadora. Ela deixou bem clara a insatisfação de ser vista como um produto a ser comercializado nesse momento (TIMEasia).
A feição sem vida e os braços contidos na imagem dão a ideia de um perfil de boneca que poderia ser vista como "falsa japonesa" aos olhos do ocidente, por conta dos estereótipos em relação à estética japonesa da década de 1990 .
 
A respeito do título, durante uma entrevista para a Beatfreak em novembro de 1999, Hamasaki explicou que representava os aspectos visuais de um relacionamento (de aparências) e como as pessoas veem o amor. Ela explicou em detalhes:

                    "O título LOVEppears tem dois significados:
                            'Uma coisa que parece amor' e 'desarmonia entre o que vemos e o que realmente se apresenta'
                  Na minha viagem a Nova York para a sessão de fotos para a capa do álbum, de dentro do carro olhei pela janela e vi um casal que parecia muito feliz, mas pessoalmente fiquei pensando:  
Na verdade, eles talvez estejam no meio de uma grave crise no relacionamento ou talvez estejam conversando sobre a separação. Então eu pensei no significado "apenas parece ser" para a palavra "appears" e coloquei no título. 

                Damos a nós mesmos certas aparências ou imagens externas tentando mostrar aos outros que as coisas são boas ou ruins, quando na verdade as coisas podem não ser como estamos mostrando."

Para a promoção do álbum, a princípio a estratégia de marketing decidiu explorar a imagem da cantora nos cosméticos da Kosé, produtos alimentícios da Morinaga e grandes empresas de transporte e tecnologia como Honda e Panasonic.

Aproveitando a pegada eletro dance no álbum, outra estratégia foi lançar compilações remixadas com algumas canções de LOVEppears e A Song for XX. São elas:

1.Super Eurobeat Presents Ayu-ro Mix . 
2 Ayu-mi-x II Version JPN;
3. ayu-mi-x II Version US+EU;
4. Ayu-mi-x II Version Acoustic Orchestra; 
5. Ayu-mi-x II Version Non-Stop Mega Mix 

O álbum marcou o início de lançamentos internacionais com ayu-mi-x, que além da versão japonesa também teve a norte-americana e europeia. E assim, Avex Trax EUA e Europa decidiram lançar vinis promocionais de 12 polegadas de várias faixas de LOVEppears.
Alguns produtores e DJs internacionais tiveram interesse em promover músicas do álbum. Junior Vasquez e Armin Van Buuren remixaram a canção "appears", que foi distribuída entre 2001 e 2002 nos EUA e Europa. Jonathan Peters remixou "kanariya", o segundo single a ser lançado na América do Norte. 
"Monochrome" foi remixado por Keith Litman e lançado nos EUA, enquanto The Orb remixou a faixa e a lançou no Reino Unido. "Trauma" e "too late" também foram lançadas nos EUA; a primeira foi remixada pela dupla americana Thunderpuss, e a segunda pela Soul Solution

As turnês ayumi hamasaki Concert Tour 2000 Vol. 1 e Vol. 2 promoveram várias músicas de LOVEppears. O single "Fly high", que conta com uma versão remixada de "immature", foi lançado durante a turnê como parte de sua promoção.

Em 2019, em comemoração aos 20 anos de lançamento do álbum, a Avex lançou uma edição remasterizada intitulada LOVEppears / appears -20th Anniversary Edition-. A edição limitada (4CDs+DVD) traz vários remixes das canções "appears", ''WHATEVER'' e ''immature'' além de um DVD contendo todos os videoclipes, um vídeo de "Who..." legendado com a letra e um vídeo de coreografia da canção ''Trauma'' protagonizado pela personagem Ayupan.

CURIOSIDADES A +:  

1. O LOVEppears foi lançado no formato 2CDs, sendo que o segundo disco contém remixes de músicas do primeiro álbum.
2. O single appears foi lançado no mesmo dia que o LOVEppears.
3. O titulo do álbum é formado pela junção das palavras Love e Appears, e pode ser traduzido como "amor exibido" ou "o amor aparece".
4. Foi certificado duas vezes pela Recording Industry Association of Japan (RIAJ) por vender 2 milhões de unidades.
5. É o terceiro álbum mais vendido, com base no banco de dados da Oricon Style .
6 . O álbum foi indicado ao Asia Association Music Prize Awards.
7. As sessões de gravação foram realizadas no Prime Sound Studio, Studio Sound Dali e Onkio Haus em Tóquio e no Soundtrack Studios em Nova York; o material final foi então mixado no Studio Sound Dali e Conway Studios em Los Angeles, e masterizado por Eddy Schreyer no Oasis Masterings.
8. As fotos de LOVEppears foram feitas por Toru Kumazawa em Nova York e Los Angeles.
9. Em julho de 2016, LOVEppears vendeu mais de 2,5 milhões de unidades no Japão e tornou-se o 40º álbum mais vendido no país em todos os tempos; o que lhe confere o título de segundo álbum de estúdio mais vendido de Hamasaki (atrás de Duty) e o 10º álbum mais vendido de uma artista solo feminina.
10. O álbum contém 11 singles, 1 EP e 3 edições limitadas.
11. O single Boys & Girls foi o primeiro lançado por Ayu a alcançar a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
12. Love ~destiny~ foi o primeiro single a chegar ao topo do Oricon Single Chart.
13. O álbum trouxe a Hamasaki a vitória no Japan Gold Disc Awards na categoria Melhor Álbum Pop do Ano
14. O single A ganhou o prêmio de Canção do Ano.
15. Os ayu-mi-x que promoveram o LOVEppears alcançaram o 6º lugar em vendas e ganharam discos de platina pela RIAJ.
16. O single "kanariya" foi o único single de edição limitada do álbum a atingir o número 1 no Oricon Singles Chart.
17. A canção/single "LOVE ~destiny~" teve três versões gravadas: LOVE ~destiny~, LOVE ~Since 1999~ (um dueto com o compositor Tsunku) e LOVE ~refrain~ (outro dueto com Tsunku, com algumas alterações na composição e letra). Esta última é a que vemos no álbum LOVEppears.